Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.
Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Educação cristã e educação sexual


O ENSINAMENTO DOS PAPAS: VERDADES PERENES.

Sobre a educação sexual e o ensino misto, ensinou Pio XI em sua Encíclica Divini illius magistri, de 31-12-1929:

“65. É muito comum o erro dos que, com perigosa segurança e com um termo horrível, promovem uma assim chamada 'educação sexual`, imaginando falsamente que poderão imunizar os jovens contra os perigos da sensualidade através de meios meramente naturais, tais como uma iniciação temerária e uma instrução preventiva para todos, indistinta e até publicamente; e pior ainda, expondo-os numa tenra idade às ocasiões, a fim de os acostumar, segundo argumentam, e fortalecê-los contra tais perigos.

68. Igualmente errôneo e pernicioso à educação cristã é o método chamado de 'co-educação`. Este também é fundado, para muitos de seus propugnadores, no naturalismo e na negação do pecado original, mas o é sobretudo numa deplorável confusão de idéias que toma uma promiscuidade e uma igualdade niveladoras pela legítima convivência entre os sexos”.

4 comentários:

  1. Belos ensinamentos! Atuais para os dias de hoje, em que a sociedade se encontra perdida em si mesma.

    Deua o abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ!! SEU BLOG ESTÁ MUITO BOM, PARABÉNS PELO CONTEÚDO.
    GRANDE ABRAÇO NA PAZ E NO AMOR DE CRISTO,

    REINALDO

    ResponderExcluir
  3. Jorge,

    Assunto muito bem abordado.
    Gosto desse seu jeito de colocar os assuntos com serenidade.

    Desculpe-me eu não tive tempo de pedir autorização, mas eu passei aquele post " Em cima do muro", para algumas pessoas, por e-mail.
    E já surtiu efeito. rsrs

    Peço autorização para enviar algumas de suas mensagens. Posso?

    Aqui já é Domingo, já fui a Missa. Lhe desejo um santo e abençoado Domingo em família.

    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço os comentários e as visitas.
    Lucinha, fique à vontade. Nem precisa pedir autorização.

    ResponderExcluir