No ano passado, dia 17 de abril – meu aniversário, eu estava conversando sobre apostolado no mundo moderno. Ao chegar de noite em casa, rezei as minhas orações pedindo a Nossa Senhora, como sempre peço, entre outras coisas, pela conversão dos homens e pela Santa Igreja.
Após ter rezado, me veio uma idéia. Por que não criar um blog? Não sei quem vai ler, não sei se alguém vai se interessar, mas vou tentar.
E assim, no próprio dia 17 de abril comecei a estruturar o Blog com dificuldade, pois conheço pouco sobre internet. Depois de muito custo, o Blog inicial ficou pronto. De forma simples, sem a elegância e a decoração que eu via nos outros blogs, mas era o que eu estava conseguindo fazer.
Depois eu tinha que pensar que postagem eu iria fazer. Acabou o dia 17, passou o dia 18 e no dia 19 de abril de 2010 foi publicado a primeira postagem com o texto que posteriormente acabaria sendo a apresentação do blog. Lembro-me das primeiras pessoas que se tornaram meus amigos e amigas, e que me apoiaram sem me conhecer, incentivando-me.
Lembro-me das dificuldades.
Lembro-me das pessoas que foram chegando um a um, seguindo-me, enviando e-mails, me dando sugestões. Sou grato a todos, pois sem vocês que me seguem, que comentam, que visitam, para que serviria meu blog?
Outra questão me preocupava. Era preciso ter uma foto que representasse o blog. Que foto eu deveria colocar? Na dúvida, melhor rezar. Pedi a Nossa Senhora que me ajudasse a escolher uma foto para colocar no blog, bem como pedi que Ela me ajudasse a levar mensagens de fé e esperança às pessoas.
Depois das orações, como eu gosto muito de castelos, e meu blog se chama Almas Castelos, resolvi colocar um castelo para simbolizar o blog.
Há na Escócia uma região, que eu gosto muito, chamada Terras Altas da Escócia. Entrecortada por vários rios e lagos, e rodeada pelo Mar as Terras Altas (Highlands) muitas vezes trazem brumas tão espessas que não se enxerga absolutamente nada. São comuns essas brumas cobrirem pequenas cidades fazendo-as “sumirem” o que torna a região muito misteriosa. Ora aparecem as cidades, ora elas somem nas brumas. Há até uma lenda na região de que uma cidade só aparece a cada 300 anos.
Em uma ilha muito pequena e rochosa em Loch Duich, situada entre três lagos (Loch Long, Loch Alsh e Loch Duich) e muito próxima do Mar, à oeste das Terras Altas Escocesas, se encontra o Castelo Eilean Donnan. Está preso ao continente por
uma ponte muito bonita. O famoso Castelo vive isolado, no silencio e nas águas, e às vezes desaparece nas brumas espessas.
Aqui estava a solução. Silêncio, isolamento, muros altos... dava uma idéia de vida monástica. E era justamente isso o que eu queria. Mas com tantos castelos maravilhosos... e de esplendor... Por que eu deveria escolher este tão...sisudo? A resposta em minha mente foi simples: parece um castelo eremítico... vida de oração, vida monástica, pois o momento exige sacrifícios pela conversão da humanidade (como havia pedido Nossa Senhora de Fátima: “rezem pela conversão dos pecadores”).
E ali eu achei por acaso o castelo Eilean Donnan, e resolvi adotar essa imagem como símbolo do meu apostolado. Assim se passou o tempo e eu nunca fui buscar a história do castelo e sua origem.
Agora que meu Blog completa um ano de existência, sem saber o que postar, resolvi falar sobre esse castelo. Ao pesquisar, tive um grande espanto que me deixou profundamente comovido. Larguei o computador e fui na capelinha de Nossa Senhora que tem na minha casa e rezei agradecendo graça tão especial. Explico o que aconteceu:
Coincidência ou uma graça indicando o caminho?
No ano de 580 DC um Bispo Irlandês, que também era abade de um mosteiro, resolveu procurar um lugar mais voltado para a solidão. Com esse propósito acompanhado por 50 monges, foi para uma ilha da Escócia que só se tinha acesso pelo mar, para lá fundar um mosteiro e formarem uma pequena comunidade vivendo na solidão e na oração.
Esse santo abade chamava-se Donnan, e a ilha chamava-se Eigg no Inner Hebrides – local que servia de pastoreio de ovelhas.
Donnan era amigo e discípulo de Santo Columba.
No ano de 617, bárbaros noruegueses chegaram pelo mar na pequena ilha. Era noite da véspera da Páscoa e Santo Donnan rezava a Santa Missa. Vendo os ferozes bárbaros, foi pedido a eles que aguardassem a conclusão do Santo Sacrifício da Missa. Depois disso São Donnan e seus cinqüenta companheiros foram todos degolados e queimados.
A igreja canonizou o mártir Santo Donnan e companheiros, cuja data se comemora no dia 17 de abril – data do meu aniversário e data em que iniciei a construção deste Blog.
O curioso é que a data de início de construção do Blog, coincide justamente com a data de martírio de Santo Donnan, cujo Castelo aleatoriamente escolhi para representar o Blog.
Coincidência ou uma Graça confirmando que era isso que Nossa Senhora queria que eu fizesse?
A partir deste dia a ilha passou a ser conhecida por Eilean Donnan (Ilha de Donnan). Nesse local foi construído um castelo que lembrasse a virtude do Monge, Abade e Mártir. E é esse castelo de Eilean Donnan que hoje representa meu blog. O Castelo de Eilean Donnan (em gaélico escocês, Eilean Donnáin – idioma falado oficialmente na Escócia) foi construído no início do século XIII, como defesa contra os Vikingues, nessa pequena ilha em Loch Duich, a oeste das Terras Altas Escocesas (Highlands). A partir de meados do século XIII, o castelo toma grande importância estratégica, torna-se o "Reino do Mar" dos Senhores das Ilhas. É acessível principalmente por via marítima.
Eilean Donan é a estrutura perfeita defensiva. Ao longo dos séculos, o castelo sofre expansões e reduções de tamanho. O castelo medieval era provavelmente maior,
com torres e uma parede que englobava quase toda a ilha. A torre principal se destaca no ponto mais alto da ilha. Por volta do final do século XIV, a área ocupada pelo castelo é reduzida para cerca de um quinto do original. Em 1263, Alexandre III doou o castelo a Colin Fitzgerald, filho do Conde de Desmond e Kildare (depois se tornar MacKenzies) como recompensa pelos serviços dele na Batalha de Largs, contra o exército Norueguês. Durante a sua história foi alvo de disputa entre diferentes Clãs. Em 1511, o clã MacRae, como protetores dos MacKenzies, herdou o castelo.
Destruído pelas guerras, o castelo foi restaurado entre 1919 e 1932, pelo tenente-coronel John MacRae-Gilstrap. A restauração incluiu a construção de uma ponte arcada a fim de oferecer um acesso mais fácil à ilha.
Uma curiosidade é que Eilean Donnan possui uma das duas únicas escadas em espiral para canhotos situadas em castelos na Grã-Bretanha, visto que o rei do tempo da construção do castelo era canhoto.
Atualmente, Eilean Donnan é o lar do clã MacRae.
Amigo,
ResponderExcluirLinda história que envolve o nascimento de seu blog. Eu não imaginava um história tão linda assim. Apesar que, sempre senti que algo maravilhoso existia e existe aqui, nesse lugar. Eis a explicação.
Receba meu abraço fraterno pelo seu aniversário.
Que Deus continue abençoado a sua vida e a sua vocação.
O seu blog é um presente de Deus para nós. Feliz Aniversário de um aninho pra ele, também.
Salve Maria Imaculada!
ResponderExcluirEu sempre fico muito impressionada em ver/ler como Deus e Sua Mãe Santíssima agem em nossas vidas.
A sua história tb me impressionou.
O sr escreveu asssim: "E ali eu achei POR ACASO o castelo Eilean Donnan, e resolvi adotar essa imagem como símbolo do meu apostolado....
Vemos bem que não foi POR ACASO não...
Lendo esta história lembrei-me de como surgiu meu blog e, sem sombra de dúvidas, a ajuda de Nossa Senhora também foi imprescindível e continua sendo, pois sem Ela não o conseguiria levar à adiante!
Que Maria Santíssima possa sempre favorecer nosso apostolado!!
Parabéns!!!
Fica com Deus
Alexandria Católica
Otima historia e nao tenho duvida alguma que foi graça particular da Virgem Ssma!
ResponderExcluirE meus parabens antecipado!
Saudo em particular vosso Anjo Custodio!
Salve Maria!
Mais uma vez Parabens!
ResponderExcluirCoincidência ou uma graça indicando o caminho? Tudo é providência de Deus, amigo...PARABÉNS!!! Desde já, por tudo, p/ seu 'Aniversário', p/ seu Blog e por esta postagem...Deus te abençoe e ilumine sempre sua vida! Jesus te ama muito!
ResponderExcluirNossa, que história linda! Tenha certeza, Sr. Jorge, que aí tem a Mãozinha de Nossa Senhora! :D A história e todo o contexto é apenas uma confirmação para que este trabalho que o senhor faz continue!
ResponderExcluirQue Deus lhe conceda muita saúde e que seu apostolado possa atingir mais pessoas. Seu blog é muito bom!!
Meus Parabéns antecipado!
Fica com Deus!
Meu irmão, foi com lágrimas nos olhos que lí a narrativa dessa história que nem eu conhecia. Agradeço todos esses anos de apoio e ajuda que voce tem me dado. Agradeço cada palavra de cada história que voce tem orientado este seu irmão. Rezo genuflexo, para que Santo Donnan te inspire cada vez mais. Parabéns e muitas felicidades para voce.
ResponderExcluirQue o Santo Anjo da Guarda seja seu intrépido protetor, seu companheiro de luta... a mais linda de todas as lutas: a conquista de almas para Deus. Felicidades.
ResponderExcluirBlog Jovens e Namoros, com orgulho de trabalho apostólico em parceria com o Almas Castelos, lhe deseja os melhores votos de Saúde, Paz e felicidade. Francisco Spiegel.
ResponderExcluirAlma Mater - esse título de Nossa Senhora que se encontra no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, quer dizer: "Mãe escondida" - tal a humildade de Nossa Senhora que queria ser conhecida apenas por Deus. Os próprios anjos falavam: "Quae is ista?" (Quem é esta?). Essa é a virtude que encontrei quando conheci pessoalmente voce: uma humildade profunda apesar de sua relevante posição. Mas é essa a virtude dos filhos de Maria. Sempre compreensivo e paciente. Sempre pronto para ouvir. Sempre hábil para aconselhar. Sempre pronto para lutar pela Santa Mãe de Deus e pela sua Santa Igreja. Homem de oração e de piedade. Continue sempre assim. Seu amigo, Miguel Cassandro.
ResponderExcluirMeu caro Jorge, Saluti!
ResponderExcluirFraternity of Catholic Blogs e Hermandad de Blogs Católicos, saúdam nosso nobre amigo.
ResponderExcluirParabéns e muitas felicidades, com as Graças e Bençãos da Santíssima Virgem Imaculada.
ResponderExcluiraprendi um pouco mais, Parabéns pela passagem e por esse post maravilhoso! bjs
ResponderExcluirQue dom encantador que você possui de narrar histórias tão comovente como essa! Coincidências não existem e sim providência. Parabéns pelo seu aniversário e também parabéns pelo aniversário de seu tão precioso blog. Passeando um dia pela Net, à procura de blogs católicos, eu me encantei também por esse castelo e muito mais pelo escrito que tem logo abaixo, por isso não exitei e cliquei em seguir. Não me arrependo, pois você e suas postagens só têm me ensinado e alargado minha tenda. Minha filha, Vanessa faz aniversário hoje, também nosso papa. Muitas bênçãos de Deus e de Nossa querida Mãe, Nossa Senhora!
ResponderExcluirJorge, parabéns pelo blog, fundado com o patrocínio de Nossa Senhora e sob a proteção de São Donan e companheiros mártires!
ResponderExcluirPARABÉNS adiantados pelo teu aniversário!
Deus o abençoe pelas mãos de Nossa Senhora!
Cordialmente, Alex.
Oi, tenho uma sugestão para a campanha pró-vida, mas não achei uma forma de contato no site "São Paulo Pela Vida". Ao utilizar o link "Mobilize" para enviar os emails, em vez colocar somente o nome na mensagem poderia ser colocado o nome, sobrenome e email. Assim se dá maior confiabilidade e sabe-se quem enviou. Se eu receber uma mensagem, que caiu na pasta spam, de "João", posso pensar que é um spam genérico; se fosse de "João de Tal" eu saberia que é algo sério porque veio de alguém que eu conheço.
ResponderExcluirBelíssima historia meu irmão, parabéns pelas postagens que publicas no seu blog, parabéns pelo primeiro aninho de evangelização, que o Espírito Santo te ilumine cada ve mais e a Virgem Maria te cubra de proteção divina... parabéns vc merece,,,
ResponderExcluirseu irmão em Cristo/// João Batista!!!
Agradeço todos os comentários e visitas que recebí. Agradeço os e-mails que me enviaram. Agradeço a Nossa Senhora para qual dediquei minha vida.
ResponderExcluirParabéns, pelo blog e pelo seu aniversário, que Nossa Senhora o proteja e abençoe sempre!!!; eu que acompanho seu blog ganho muito em conhecimento e aprendizado.
ResponderExcluirObrigada,
Clarice.
Desejamos ao Almas Castelos muito mais anos de trabalho!
ResponderExcluirNós do Tradição em Foco temos uma grande honra de pode contar sempre com o apoio e a gratidão desse grande blog e de seu honroso trabalho em prol da boa e santa espiritualidade católica.
Que Deus vos abençoe sempre,
Em Cristo,
Luciano.
Agradeço os comentários da Clarice e do Luciano tambem. Obrigado por tudo. Peço orações a todos.
ResponderExcluirSeu blog é mais bonito e elegante do que a grande maioria (além de ter um ótimo conteúdo). Parabéns pela escolha! Mais uma prova de de que Deus vela por seus amados.
ResponderExcluirParabéns grande irmão, agradeço ao Senhor por seu Blog existir em minha vida.
ResponderExcluirMendes Silva I.
Diretor do Site Paraclitus
Parabéns pelo seu natalício e o do blog. Sem dúvida a historia da " criação" tem tuddo a ver com o seu apostolado. Sempre me valhode suas publicações para henriqucer os conteúdos postados em meuu blog. Obrigado por fazer "parte" do blog Nossa Senhora do Carmo. Que Deus e a nossa Amada Mãe continuem derramando sobre o senhor e seu blog muitas bençãos e graças.
ResponderExcluirFeliz aniversario!!!!
Fernando Cezar.
Bomdia, eu vim ter ao seu blog por mero acaso....o castelo Eilean Donnan atrai-me de uma forma que não sei definir. Procurei informação na net , e cheguei aqui. Obrigado pela linda descrição e parabéns pelo blog.
ResponderExcluir