Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

domingo, 23 de maio de 2010

Hierarquia Angélica

Deus criou os anjos em hierarquia e os colocou em três ordens.
Existem nove coros angélicos divididos nessas três ordens.
Os Anjos são representados de várias formas.
Na liturgia de São João Crisóstomo, descreve-se os Serafins e os Querubins da seguinte forma: “Querubins e Serafins com seis asas e múltiplos olhos, sublimes, alados...”

No livro do Profeta Ezequiel, lemos:
“No meio deste mesmo fogo, aparecia uma semelhança de quatro animais, cujo aspecto tinha a semelhança do homem. Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas.” (Ezequiel capítulo 1, versículos 5 e 6)

Vemos São Miguel Arcanjo com longas asas. Asas fortes e compridas. Mas também vemos representados os anjos da guarda como anjinhos com asas pequenas, como que crianças com asas. Tudo isso para representar a hierarquia angélica e a vocação de cada um dos coros.

Tudo isso é muito bonito.

Alíás quem faz a consagração a Jesus Cristo por Nossa Senhora, tem dois anjos da guarda: o próprio anjo da guarda, e um outro do coro de São Gabriel que zela pelas coisas que são de Nossa Senhora. Eis mais uma grande vantagem de fazer a consagração. (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem – São Luiz Maria Grignion de Montfort).

A HIERARQUIA CELESTE:

Dionísio admitiu que é o grau de conhecimento que os anjos tem de Deus, que lhes confere a posição que ocupam na hierarquia celeste.
Para entender Deus devemos pedir sabedoria. Nossa Senhora é a Sede da Sabedoria (Ladainha de Nossa Senhora). Pois foi Nela que habitou a Sabedoria Encarnada, Jesus Cristo.

O conhecimento que os Anjos tem de Deus.

Esse conhecimento angélico é uma participação da Sabedoria Divina, uma fulguração intelectual luminosa conhecida como ILUMINAÇÃO.
ILUMINAÇÃO é o ato pelo qual um anjo superior dá a conhecer a um outro inferior.

Essa participação, segundo Dionísio, é imediata nas hierarquias ou categorias primeiras dos anjos e chega às menores pela mediação das Superiores ou Intermediárias.
Eles contam, mas as classes inferiores entendem apenas o que é dado a eles entenderem. E eles entendem segundo a sua posição no céu.


CONHEÇAMOS OS ANJOS :

TERCEIRA ORDEM (Serafins, Querubins e Tronos).

SERAFINS: São Francisco de Assis foi um santo de tal envergadura que ocupa um lugar de Serafim no céu. É chamado de Santo Seráfico. Os Serafins contemplam Deus, o Amor Supremo. Vivem do Amor Divino. Seu ofício é amar a Deus e cantar-Lhe louvores. Comunicam aos demais Coros o FOGO DO AMOR DE DEUS.
“Os Serafins estavam por cima do trono; cada um deles tinha seis asas; com duas cobriam a sua face, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Clamavam um para o outro e diziam: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos exércitos, toda a terra está cheia da sua Glória” (Isaias 6, 2-3)

Santos Anjos Serafins, dai-nos o Fogo do Amor de Deus e um arrependimento perfeito dos nossos pecados.

QUERUBINS: Uma vez um anjo muito luminoso apareceu para um Santo e este tão impressionado se jogou por terra adorando a aparição pensando que fosse o próprio Deus. O Anjo lhe disse: "não me adores, pois não sou Deus, mas criatura de Deus". Que maravilha é o ser angélico, que pureza, tão puro que o homem se sente um pó perto de um anjo.
Os Querubins recebem diariamente Raios da Sabedoria de Deus. Estão cheios de Sublimidade e Ciência de Deus. Seu entendimento é um tesouro de Luz e de Verdade. Tem a missão especial de transmitir Sabedoria. Quando Adão e Eva foram expulsos do Édem, Deus “pôs diante do paraíso de delícias, querubins brandindo uma espada de fogo, para guardar o caminho da Árvore da Vida.” (Gêneses 3, 24). Os Querubins, segundo Dionísio, tem a prerrogativa de contemplar o Poder de Deus. “Querubim” vem de um vocábulo Acádio que quer dizer “semi-deus”. O trono do Papa é guardado por quatro querubins.

Santos Anjos Querubins, dai-nos Sabedoria para não cairmos em tentação.

TRONOS: Nas Sagradas Escrituras consta: “Vi vários Tronos diante de Deus.” Os Tronos contemplam a Deus em sua puríssima essência. Sorvem torrentes de Amor e Sabedoria e recebem as ordens para comunica-las ao coro das Dominações. São como que um Trono onde repousa simbolicamente Deus. Os Tronos assistem os Bispos e as Dioceses, os Governantes e as comunidades de clausura.

Santos Anjos do Coro dos Tronos, protegei nossos Bispos e a nossa Igreja.

SEGUNDA ORDEM (Dominações, Virtudes e Potestades)

DOMINAÇÕES: Os anjos do Coro das Dominações fazem cumprir a Vontade do Senhor em todos os espíritos dos coros inferiores e no mundo. São Administradores dos quais Deus se serve para governar o Mundo. Foram considerados generalíssimos dos Exércitos Angélicos servindo a Deus, que possui a Dominação Suprema, sobre tudo quanto existe. São a alta nobreza celeste.

Santos Anjos do Coro das Dominações fazei-nos sempre cumprir a Vontade de Deus.

VIRTUDES: É por meio deste coro que Deus preside o universo. Tem o poder de acalmar a fúria dos mares e a força dos ventos. São eles que ajudam os pecadores arrependidos de se preservar no bem.

Santos Anjos do Coro das Virtudes, protegei nossa família.

POTESTADES: São os anjos que vencem o poder dos demônios. Removem os obstáculos que podem impedir a execução dos desígnios de Deus.

Santos Anjos do Coro das Potestades, afastai-nos sempre do maligno.

TERCEIRA ORDEM (Principados, Arcanjos e Anjos)

PRINCIPADOS: São os anjos custódios das comunidades. São Generais do exército do Rei do Universo que protegem as Nações.

Santos Anjos do Coro dos Principados, protegei nossa pátria.

ARCANJOS: São para missões extraordinárias, como comunicação dos mistérios da fé e revelações de realidades acima da compreensão da razão humana. Conhecemos três arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel.

Santos Anjos Arcanjos, sede nossos protetores.

ANJOS: São emissários, mensageiros e guardiões de cada criatura humana. Participam em tudo o que o homem faz.

Santos Anjos Custódios, protejam nossa saúde, nossos caminhos e nossa vida.


Obras consultadas:
Os Anjos – uma Realidade Admirável – Archibald Joseph Macintyre e Bíblia Sagrada

5 comentários:

  1. Que o Anjo da Guarda continue a proteger a cada um de nós! Que Ele nos guarde e nos defenda nesta semana que se inicia. Por isso a oração: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. A ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, governa e ilumina. Amém"!! Um bom dia, Jorge, uma boa semana! Abraços fraternos :)

    ResponderExcluir
  2. Saudações
    Que aula heim?
    Que ciência magnífica!
    Como deve ser bonito e agradável o céu!
    Queira Deus que nossos amigos angelicais, trabalhem conosco para eliminar de vez, as mazelas do mundo atual!
    Peço a Deus que o Príncipe do Brasil, livre nossa pátria do Comunismo!
    Assim como Nossa Senhora disse que Portugal manteria a fé, que nosso país como irmão e herdeiro de Portugal na América, por força desta ligação com a nação Portuguesa, mantenha também a fé, assim afastando de nós o Comunismo.
    E que São Jorge te proteja, Jorge!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não sei onde foi que eu lí entre as várias profecias Católicas: "quando tudo parecer estar perdido, os bons clamarão por São Miguel e este virá na terra acorrentar Satanáz". Grande será esse dia. Esperemos que ele chegue bem rápido. Quanto ao comentário do Maximiano, tem toda a razão. Que Deus nos livre do comunismo. Quanto a mim mais que depressa clamo desde já: SÃO MIGUEL, VINDE EM NOSSO SOCORRO IMEDIATAMENTE!!!!!!
    Catina
    catina2012@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bela exposição sobre os anjos. Enquanto no céu Deus organizou uma hierarquia perfeita de anjos que se respeitam e se ajudam mutuamente, aqui na Terra a Revolução procura aniquilar todas as hierarquias legítimas através do processo revolucionário. Para quem quer saber o que os Papas dizem a respeito do comunismo, recomendo a leitura do blog
    http://flagelorusso.blogspot.com/2010/05/cidade-russa-usa-fotos-de-soldados.html

    ResponderExcluir
  5. Falou de anjo, estou aqui.
    Brilhante estudo.

    ResponderExcluir