Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Santo Columbano e o urso


São Columbano, monge e missionário irlandês, era seguidor da regra do seu conterrâneo São Columba (que foi Mestre de Santo Donnan, o qual pela graça inspirou este Blog Almas Castelos:

http://almascastelos.blogspot.com/2011/04/o-aniversario-teve-confirmacao.html)

Foi conhecido pela fundação de inúmeros mosteiros pela Europa. Sua presença impressionava qualquer pessoa. Aqui segue a história de hoje:

SÃO COLUMBANO E O URSO

Recordam os escritores católicos de um episódio maravilhoso a respeito de São Columbano, o apóstolo dos bávaros.

Esse Santo era paupérrimo; só possuía um burro, naturalmente calmo, manso e paciente, que carregava a humilde bagagem do missionário no decurso de suas viagens apostólicas.

Um dia em que eles varavam por uma floresta espessa, um urso irrompeu dos cipoais, lançou-se contra o animal e estraçalhou-o.

Que fez o Santo? Sem sombra de temor aproximou-se da fera, pos-lhe a bagagem às costas e disse-lhe com a maior naturalidade:

- Irmão, tu mesmo é que tens, agora, de carregar a minha trouxa.

E aquele animal ferocíssimo, ainda salpicado do sangue de sua vítima, ofereceu-lhe, sem relutância, o dorso forte e serviu-o desse dia em diante, com a doçura e submissão de uma ovelha.

(A foto acima é de São Columbano, na janela da cripta da Abadia de Bobbio)

5 comentários:

  1. O Papa Bento XVI falou sobre São Columbano, em sua catequese da audiência geral de 11 de junho de 2008!

    Cf.

    http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080611_po.html

    ALEX

    ResponderExcluir
  2. Em que pese ter no Brasão do Papa um urso com o mesmo significado da história que acabei de contar, o fato narrado por mim neste Blog ocorreu de fato com Santo Columbano.
    Santo Columbano nasceu em Leinster, Irlanda, em 540.
    Fontes:
    1 - Les Petits Bollandistes, Bloud et Barral Libraires-Éditeurs, Paris, 1882, tomo XIII, p. 529.
    2 - Frei Justo Perez de Urbel, O.S.B., Año Cristiano, Ediciones Fax, Madrid, 1945, tomo IV, 3a. edição, pp. 422-433.
    3 - Edelvives, El Santo de cada día, Editorial Luis Vives, S.A., Saragoça, 1949, tomo VI, p. 213.
    4 - Frei Justo Pérez de Urbel, O.S.B., op.cit., p. 423.
    5 - Id. ib., pp. 424-425.
    6 - Les Petits Bollandistes, op. cit., p. 535.

    Não é dificil de acontecer que os milagres dos Grandes Santos se repitam com os seus discípulos. Jesus curava os doentes e os apóstolos também. Muitos milagres feitos por Nosso Senhor ocorreram com os apóstolos também. Santo Antonio ressucitou mortos, Santo Eliseu fez alguns milagres como Santo Elias já tinha feito... Assim são as coisas...
    O milagre não é único que não possa se repetir.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Paz e graça!

    Você poderia colocar nosso banner em seu blog para nos ajudar a divulgar a Rádio Maria?
    Somos uma emissora católica cuja única missão é evangelizar.
    Acesse: www.radiomaria.net.br e conheça nossa programação! Ouça-nos pela 107,9 FM (para Brasília e entorno)!
    MSN: divulgar.radiomariabr@hotmail.com

    Esperamos a sua visita! Deus te abençoe e parabéns pelo trabalho de evangelização!


    Att.
    Amanda Magalhães - Pascom Rádio Maria do Brasil
    divulgar.radiomariabr@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Amanda da Rádio Maria. Pedido atendido. Seu banner já está no meu blog.

    ResponderExcluir