Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Voe como a águia


Isaías é o maior profeta do Antigo Testamento, exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.

Foi através de uma visão que Isaías foi chamado por Deus para ser profeta. Viu o trono de Deus no templo, acompanhado por serafins, em que um desses seres angelicais teria voado até ele trazendo brasas vivas do altar para purificar seus lábios a fim de purificá-lo de seu pecado. Então, depois disto, Isaías ouve uma voz de Deus determinando que levasse ao povo sua mensagem.

Não o sabes? Não o aprendeste? O Senhor é um Deus eterno. Ele cria os confins da terra, sem jamais fatigar-se nem aborrecer-se; ninguém pode sondar sua sabedoria. Dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco.
Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear,
mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.
(Isaías, capítulo 40: 28-31)

É interessante como o Profeta faz analogia com a águia.

Quem conhece essas aves sabem que elas vivem em montanhas rochosas, e até escarpadas, altíssimas, enfrentando fortes ventos e tempestades.

Símbolo do heroísmo singular, essas aves não tem medo.

Na morte, as águias também dão excelente lição de vida.
Você já viu o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um cachorro, de um pombo ou até de um gato. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia.

Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são extraordinárias.

Quando os seus momentos difíceis chegarem, não desanime. Eleve-se às alturas, voe como uma águia em direção ao Sol. Se eleve pelas orações em direção a Deus, que certamente o confortará. Muitas vezes Deus nos manda provações para fazer-nos se elevar até Ele pela oração. Um convite às alturas.

Por mais que os ventos soprem com força, confie em Deus, pois conforme diz Isaias – o grande Profeta de Deus que viu o Céu: Deus “dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco.” [...] “aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.

Recebido por e-mail, desconheço o autor.

6 comentários:

  1. Esses versículos de Isaías,capítulo 40, versículos 28-31, me trazem uma boa recordação. Um antigo amigo meu, que não vejo há muito tempo, cada um de nós tomou um caminho na vida e nos perdemos de vista, em meu aniversário de 16 ou 17 anos me deu um cartão de aniversário com esses versículos. Até então eu não conhecia esses versículos da Bíblia. Me alegrou imensamente receber essas palavras como votos de aniversário. Até hoje me recordo desse gesto de meu amigo Rogério. Deus o recompense pelo gesto de carinho e amizade.

    ResponderExcluir
  2. Jorge, gostaria de partilhar com você e com os demais leitores esta história, também baseada em dados sobre o comportamento e vida da águia.


    A renovação indispensável

    Á águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos! Mas para chegar a essa idade, ela tem de passar por um doloroso processo de rejuvenescimento.

    Aos 40 anos, a águia está com suas unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. Seu bico alongado e pontiagudo fica mais curvado. As pernas engrossam, aumentando o peso das asas, e ela já não voa com facilidade.

    A águia tem, então duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.

    Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho, próximo a um paredão. Começa a bater o bico nas pedras até arrancá-lo.

    Ao nascer o novo bico, arrancará as unhas. Com as novas unhas, passa a tira as velhas penas. Cinco meses depois, faz o primeiro vôo da renovação, para viver mais 30 anos.

    Assim como a águia, há um momento na vida que também temos de eliminar tudo aquilo que se tornou um impedimento para atingirmos nossas metas. Somente assim poderemos usufruir os benefícios que uma renovação sempre traz.

    Fonte: Jornal de Opinião (24 a 30/09/2001).

    ResponderExcluir
  3. Prezado Jorge,
    Assim como as estrelas,as águias também nos ensinam através da beleza de suas peculiaridades a melhor compreender as maravilhas do Bom Deus,a louvá-lo,a agradá-lo.
    A Beleza realmente nos purifica,educa e alegra.
    Obrigada,
    Maria Lygia.

    ResponderExcluir
  4. Lendo seu post, lembrei-me de um texto que eu usava na classe e pensando em enviá-lo,logo abaixo vi que o seu amigo Alex já o fez. Mas se eu encontrá-lo em minha pasta eu lhe envio em forma de e-mail. Jorge, amo ler Isaías e gostaria muitíssimo de estudar mais a fundo. Lindo domingo prá ti. PS: Sua amiga Lissah, fez o postcom as bonecas, pois conseguiu copiar. Pena que ela não tenha copiado as que eu mais gostei e sendo assim, fiquei na mesma. Meu abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá irmão, salve Maria,

    Quem dera fossemos fortes e capazes de suportar tantas mudanças em nossa vidas como a a águia, que é uma das mais belas aves, sinal de resistência, fortaleza e maturidade.
    Belíssimo post, ótimo para uma boa reflexão. Fique com Deus e bjs no coração.

    ResponderExcluir
  6. Abro o meu coracao a meditar nesta leitura tao profunda . Obrigado por postar tantas historias lindas!

    ResponderExcluir