Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.
Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Quem quer namorar?

Tenho uma amiga chamada Catina. Essa senhora com setenta e tres anos de idade, sempre foi exemplo de apostolado vivo. Aos sete anos de idade ingressou na antiga Pia Associação dos Santos Anjos como aspirante, sendo promovida depois para Associada. Essa Pia Associação não existe mais, ou pelo menos não se houve falar dela por esse Brasil, tinha sido criada para meninas de sete a dez anos de idade, onde aprendiam catecismo, se divertiam e veneravam o Santo Anjo da Guarda, sob a proteção e os ensinamentos de Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco. Ao completar a idade, as meninas saiam da Pia Associação e ingressavam como Aspirantes a Filhas de Maria e depois, Filhas de Maria propriamente. Era o sonho de toda a menina da época, ir a Santa Missa com aquela linda fita sobre os ombros e a Santa Medalha pendurada.

O grande sonho da Sra. Catina é ver surgir novamente a Pia Associação dos Santos Anjos, mas agora ampliada, isto é, re-escrever os estatutos para que essa Associação seja agora para adultos, jovens e crianças, de ambos os sexos, afim de que se venere santamente o Santo Anjo da Guarda - nosso zeloso guardador desde o nosso nascimento até a hora de nossa morte. Dessa forma ela criou o Blog Casa Pia dos Santos Anjos (http://casapiadossantosanjos.blogspot.com/). Porém ela recebeu alguns e-mails perguntado-lhe sobre o namoro moderno. Então ela resolveu escrever uma postagem, no sentido de responder os e-mails e assim tentar ajudar pessoas que pretendem namoro sério. Achei muito importante tal postagem, por isso, transcrevo abaixo:

Abaixo está a foto dos pais de Santa Terezinha do Menino Jesus. Ler a história de como se conheceram é uma coisa boa. Recomento a leitura do livro "A Mãe de Santa Terezinha".


Recebi alguns e-mails de alguns jovens onde me pediam conselhos dizendo que estava muito difícil namorar nos dias de hoje. Uns diziam que “os homens não querem nada de sério”, outros diziam que “estava difícil de encontrar mulheres caseiras”. Assim me vi na obrigação de escrever esta postagem. Se a orientação servir para os que me escreveram, fico feliz. Antes de tudo procurei um padre amigo e expus o problema. Como eu poderia escrever alguma coisa para ajudar essas pessoas? Então recebi a orientação do sacerdote e repasso o que aprendi também.

Todos já ouviram alguém comentar: “esta moça é boa para casar” ou “este moço é bom para casar”. Eu pergunto, porque alguns jovens são considerados “bons para casar” e outros não? O que diferencia uns dos outros?

O que ocorre na verdade é a grande mentira do mundo moderno. O mundo moderno oferece um universo de coisas atraindo a juventude, e esses jovens muitas vezes desavisados e sem a formação adequada, se enveredam pelas modernidades e acham que fazendo isso atraem o sexo oposto, por que vivem “na moda”, na “crista da onda”, querem ser os primeiros a mostrarem que “são modernos”, e por aí vai...

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou há de afeiçoar-se a um e desprezar o outro.” (...) Mateus 6, 24.

Jovens ! Jovens ! Jovens! Prestem atenção!

“A casa dos ímpios será destruída; mas as tendas dos justos florescerão” Provérbios, 14, 11.

Se alguém atrai pessoas, não é por que segue a moda... somente...
E se atrair somente por isso... que coisa passageira. Tão passageira quanto a moda. O que atrai pessoas boas e dura para sempre é a responsabilidade, é a bondade que se tem no coração, é ter personalidade firme. Não se pode ser como “areia que é arrastada com o vento da moda”. Deves ser forte como um rochedo defendendo sempre os BONS VALORES.
Não se deve ter medo de ser bom entre os maus. Deve-se defender a verdade, mesmo quando todos digam o contrario.

Esse é o problema da juventude de nossos dias. O casamento é o resultado do amor entre duas pessoas. E somente é capaz de amar verdadeiramente, quando se ama a Deus. Pois é o amor a Deus que nos faz amar o próximo. Atrair pessoa do sexo oposto pela sensualidade é o que tem de mais insignificante, pois toda a juventude passa e depois que a beleza se for, onde estará o amor? O Padre Antonio Vieira dizia: “Beleza é uma caveira bem vestida.” Grande verdade esta.
Quem atrai pela sensualidade o que espera que o outro procure?
Sejam virtuosos e façam questão de mostrar que são virtuosos, pois assim afastarás de ti os maus e atrairás os que querem realmente construir uma família.

“Ofereçam carniça, e aparecerão urubus. Ofereçam boas sementes e aparecerão pássaros.” – diz o ditado popular.

“A mulher prudente edifica sua casa; a insensata destruirá com suas próprias mãos a que já está feita”. Provérbios 14, 1.

Muitas pessoas estão cansadas das farsas do mundo moderno, da falta de seriedade, das modas inconseqüentes, dos costumes indecentes e estranhos...
As pessoas estão procurando pessoas conservadoras que sabem o que querem, que não “vão na onda” da moda e dos costumes incertos de hoje.

“Afasta-te do homem insensato, pois ele não conhece os ditames da prudência.” Provérbios 14, 7.

Quantos jovens perdidos nas brumas deste século de pecado, seguindo os exemplos das novelas de televisão, sem saber que rumo tomar e sempre a espera de alguma moda para seguir.... se enveredam pela vida inócua.
De repente, no meio dessa bruma espessa, alguém grita, alguém brada: Eu não concordo com isso. Eu tenho personalidade. Eu quero ser eu mesmo e não viver desesperado copiando os outros... Eu não tenho medo e nem vergonha de dizer que Nossa Senhora mora no meu coração... Então... quando se ouve esse brado.... começa a procura: “Quem teria bradado?” Então o vento da fé dissipa a bruma e aparece o corajoso que teve a audácia católica de dizer: Eu não tenho medo de ser católico, eu sirvo a Deus e não a moda e nem os costumes pagãos de hoje...

“Eles passarão, mas tu permanecerás, e todos envelhecerão como uma veste” Epístola aos Hebreus 1, 11.

Então os incertos jovens olham para cima e vêem alguém que não tem medo de ser responsável, que não tem medo de ser católico, que não tem medo de formar sua família na educação cristã, que certamente saberá educar seus filhos... então esse alguém fica realmente em evidencia...

“O insensato será farto dos seus caminhos, e o virtuoso ficará superior a ele.” Provérbios 14, 14.

HOMENS E MULHERES, MOÇOS E MOÇAS, JOVENS ESCUTEM O QUE EU LHES DIGO:

SEJAM VIRTUOSOS, NÃO TENHAM MEDO DAS VERDADES DE SEMPRE... SEJAM BOAS SEMENTES PARA ATRAIR BONS PÁSSAROS.

As verdades de sempre são perenes, mas as modas e os péssimos costumes do mundo de hoje passarão... e ainda mais, sereis julgados por Deus...

“Feliz o homem que teme o Senhor, e que põe suas delícias em cumprir os seus mandamentos. Poderosa será a sua posteridade sobre a terra; bendita será a geração dos justos.” Livro dos Salmos, 111 – 1, 2.

Texto escrito por Catina, do Blog Casa Pia dos Santos Anjos

5 comentários:

  1. Meu amigo Jorge, filho amado de Deus. Obrigado por ter publicado minha postagem. Agradeço de coração. Que os Santos Anjos possam conduzir a todos para os caminhos do bem. Namoro sério, noivado sólido, casamento para sempre, como o meu sempre foi.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por este espaço espiritual onde brilha a Luz do Amor nas Almas de Louis Martin e Zélia Guérin...

    Espero Encontra-lo nos Sinais do Mundo para o seu contributo ou partilha.

    Pax Christi.

    ResponderExcluir
  3. Querido Jorge,
    Obrigado por me enviar tão linda mensagem.Que todos possam seguir o exemplo dos pais de tão linda Santinha,que tanto nos ensinou e ensina(Santa Terezinha do menino Jesus), que com certeza também foram Santos nesta terra, dando bons exemplos a todos e grande educação a seus filhos.
    "QUE OS JOVENS DE HOJE SIGAM OS CAMINHOS DO ONTEM PARA SER FELIZ NO AMANHÃ".

    Abraços de sua amiga de fé,
    Mª Goreth.

    ResponderExcluir
  4. Que belo exemplo dessa senhora Catina. Vou, com certeza, conhecer o seu blog. Não conheço também a história dos pais da santa Teresinha do Menino Jesus. Uma boa dica. Namoro nos tempos atuais é um desafio para os jovens e para todas as pessoas. É preciso fidelidade à sua fé e certeza de semear as boas sementes. O amor nasce e se mantém alicerçado nas virtudes do casal e na fé vivenciada no dia-a-dia. Parabéns!! Um grande abraço querido amigo ;)

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a todos. Os jovens vivem uma situação dificil hoje. Mas é possivel ser feliz, divertir-se e namorar dentro da Lei de Deus.

    ResponderExcluir