Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

sábado, 17 de julho de 2010

Construindo Instrumentos Musicais Antigos

Roberto Holz, meu amigo pessoal, construiu duas flautas para mim, ambas do período Barroco. Flautas maravilhosas com uma sonoridade inimaginável. Voces querem conhecer a casa do meu amigo?

2 comentários:

  1. Magnífico! O Sr. sabe se existe algum blog ou site que disponibilize músicas destes instrumentos?

    Grata!

    ResponderExcluir
  2. Esclareço que há muitos conjuntos musicais internacionais e nacionais que tocam a chamada Musica Antiga (Medieval, renascentista e barroca), com instrumentos de época. Se acompanhar pelo "Guia Concerto" pode reparar que esses grupos se apresentam em vários locais e por todo o Brasil, inclusive em SP (vale a pena ver, é maravilhoso). Jordi Savall é um grande músico com vários CDs inclusive na internet. Na Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ) há conjuntos de Musicas com instrumentos antigos, em Porto Alegre também tem. Em Cubatão tem o grupo Lunatus com instrumentos de época. Em São Paulo na Rua Vergueiro, em frente o Centro Cultural São Paulo, há a EMM Escola Municipal de Música, onde há professores que frequentemente fazem apresentações com esses instrumentos, e assim há muita coisa. Abel Vargas (São Paulo - SP) é construtor de cravos e toca viola da gamba em apresentações em SP. Porém para quem gosta mesmo de ver instrumentos antigos, melhor é na cidade de Juiz de Fora - MG, no festival de música colonial brasileira, onde se reunem os GRANDES MESTRES DA MÚSICA DO MUNDO TODO, executando suas musicas em instrumentos antigos. Eu mesmo já comprei mais de quarenta CDs incluindo tres do conjunto de musica medieval Kalenda Maya da Noruega. No youtube também há muitos vídeos sobre a matéria. O Roberto Holz, desta postagem, tem seu atelier no bairro da Lapa (capital de São Paulo). Existem inúmeros CDs a venda com instrumentos de época. A melhor opção que eu posso indicar em SP é na LASERLAND na Av. Rebouças (procure o Carlos, responsavel pelo setor clássico). No blog Irmandade dos Blogs Católicos tem indicação de alguns conjuntos medievais nacionais que podem vender seus CDs pelo correio também. Agora se a pessoa já é instrumentista e procura partituras posso indicar também. Inclusive com escrita antiga e moderna para instrumentos como alaúde, flautas, trompetes e outros.Qualquer dúvida me envie um e-mail que eu posso indicar. Obrigado.

    ResponderExcluir