Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.
Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Desenvolvimento de Raciocínio

Um amigo da USP, certa vez, conversava comigo. Entrando no assunto educação da juventude ele me fez a seguinte consideração:

A televisão estabelece a comunicação via única, ou seja, só manda informações, mas não permite o diálogo. Por isso as crianças que estão habituadas a passar longas horas diante da TV tem a probabilidade de ter dificuldade de comunicação. Para atingir o público e não se tornar monótona, a Televisão joga com uma rapidez incrível, milhares de informações, onde não se tem tempo para se pensar naquilo e isso passa pelo nosso cérebro e alí se aloja mesmo “sem a gente querer".

Têm-se verificado, e em especial nas crianças, um aumento na preguiça de ler ou de pensar. A lógica é óbvio. O exemplo é claro: A disposição de uma pessoa que faz exercícios físicos (qualquer que seja) é sempre melhor do que a que tem uma vida sedentária. Da mesma maneira o cérebro.
É preciso fazer nossas crianças terem o gosto de pensar, de refletirem e de exercitarem seu cérebro.

A Revista IN, número 223, de junho de 2010 (http://www.revistain.com.br/) publicou uma importante reportagem sobre o jogo de xadrez:

O jogo de tabuleiro deixou de ser uma atividade para poucos. Integrado em algumas escolas como matéria curricular, as crianças têm despertado, cada vez mais cedo, para o raciocínio lógico dessa arte de driblar o adversário. No mundo das rainhas, reis, cavalos e peões, André Diamant, 20, atual campeão brasileiro no Torneio Aberto de Ronda, na Espanha, afirma que “o esporte se difere dos demais por ser o único em que competidores de faixas etárias diferentes podem se enfrentar.


Parabéns para essas escolas. Tudo em beneficio de nossos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário