Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

OS SAGRADOS CORAÇÕES


Há uma região na França chamada Vandéia (Vendèe). Quando houve a Revolução Francesa perseguindo barbaramente os católicos, os camponeses (chouans) comandados por líderes católicos formaram uma verdadeira resistência, combatendo os revolucionários franceses heroicamente. Muitos deles se dirigiam para a guerra com o rosário pendurado nas mãos e cantando as músicas ensinadas 100 anos antes por São Luiz Maria Grignion de Montfort (musiques du Père Montfort). Em seu pescoço havia uma fita ou escapulário bordado o Sagrado Coração de Jesus.

A resistência foi um ato de heroísmo católico de muita bravura. Vale a pena conferir. Meu irmão Ângelo Miguel as descreveu no seu blog “O Combate”

Em muitas casas em nossos dias, tem na sala um quadro do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Eles têm protegido muitos católicos nas guerras.


Em Fátima, Nossa Senhora prometeu: “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará”. Sou muito devoto dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

No final do ano de 2010, ganhei de presente um livro muito bonito: “Ladainha do Sagrado Coração de Jesus” comentado pelo Papa João Paulo II.

O que é a devoção ao Sagrado Coração de Jesus? O que é a devoção ao Imaculado Coração de Maria? E por que o Coração?

O tema é interessante. Como tudo está em crise, a psicologia não ficaria de fora desta crise também. Mas quando se falava em catolicismo nas aulas das escolas, a psicologia tinha uma outra conotação. Na verdade Psicologia é o estudo da alma. Mas como se estuda a alma num mundo materialista? Que só crê na matéria? Por isso a psicologia moderna perdeu muito de seu atrativo quando começou considerar o estudo da mente, e com vistas ao materialismo. Mas ainda há livros muito bons de psicologia, apesar de serem muito raros, mas existem. Recomendo a leitura do livro “Paixões e Caracteres” (Psychológica) de Nicola Mônaco.

Deus criou o homem como um ser composto. Composto de alma e matéria. Os Anjos são puros espíritos, portanto nunca tiveram matéria. As rochas são puras matérias e nunca tiveram espírito. Portanto o homem sendo um ser composto de alma e matéria é a fivela que une o mundo material ao mundo espiritual.

Há na alma humana três coisas: A Inteligência, a vontade e a sensibilidade. Essas características da alma interagem com o corpo material de modo espetacular. Há ainda uma quarta propriedade chamada “percepção” que age com o auxilio da graça. O homem sente um ambiente ruim ou bom de acordo com a graça, mas isso é matéria para outra postagem. Um dia falarei sobre o “Lúmen do Intelecto” (Luz que irradia a Inteligência), sobre a “Vibratio” da Sensibilidade (as vibrações da sensibilidade) e sobre o “Cognitivo” e o “Cognoscitivo” da Vontade (o conhecimento da vontade).

Voltemos ao tema principal: O Sagrado Coração de Jesus.

Porque devoção ao Coração e não ao Pulmão? Ambos são Sagrados. Poderia se dizer que o coração é órgão vital, mais importante. Mas o cérebro também é órgão vital... Então por que o coração? É o coração que envia sangue para todo o resto do corpo. Nele está a vida. Aliás há um grande mistério: o coração bate, pulsa... e não tem nenhuma pilha ou nem é ligado na energia elétrica. O que faz ele pulsar sozinho ? Isso é um mistério? Excelente tema para meditação ou mesmo uma reunião.

Diz-se que quando a pessoa é boa, é por que tem bom coração. Quem faz o bem para os outros tem bom coração. Quem faz o mal, “não tem coração”...

Desvendando o mistério:

Já foi falado que na alma tem três coisas: inteligência, vontade e sensibilidade. Isso todos já sabem. Não é difícil de dizer que a Inteligência da alma tem seus reflexos no cérebro. E também não é difícil de dizer que a sensibilidade da alma tem profunda conexão com os 5 sentidos do corpo humano. Mas e a vontade da alma ? Onde ela teria correspondência no corpo?

É a alma que dá vida ao coração e o faz pulsar incessantemente. E ao coração a alma quis vincular a vontade. Por isso se diz que “quem tem bom coração” é que tem boa vontade. Um homem mau é aquele que “não tem coração” é um “desalmado”.

Ter boa vontade, significa ter fé, ajudar o próximo, querer praticar a doutrina católica em todos os seus termos. Isso é ter bom coração. Quem tem bom coração, ou seja, quem tem boa vontade, aceita com facilidade as verdades da fé.

“Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade.” Ou seja, aos que tem bom coração.

No mundo terreno, quando duas pessoas se gostam e sentem vontade de ficar próxima uma da outra, diz-se que se amam. Desenham um coração e colocam nele os seus nomes. Coração corresponde à Vontade - vontade de se unirem.

Ter devoção ao Sagrado Coração de Jesus, significa fazer a Sua Santa Vontade. Ter devoção à Vontade de Deus. Ter devoção ao Imaculado Coração de Maria, é fazer a Santa Vontade de Nossa Senhora. É ter devoção à Vontade da Santíssima Virgem.

Realmente a vontade da alma está intimamente ligada ao coração. A nossa vontade está vinculada ao nosso coração: “Odeio aquela pessoa de coração” – Isso quer dizer “não tenho a menor vontade de ficar perto daquela pessoa”.

Sendo assim, deixo esta meditação para vocês, meus amigos que AMAM FAZER A VONTADE DE NOSSO PAI E DE NOSSA MÃE. Que os Sagrados Corações de Jesus e de Maria sejam sempre os seus refúgios.

Meditação de caráter privado
de Jorge de Almas Castelos, escravo dos Corações de Jesus e de Maria.

2 comentários:

  1. Detente, ou Escudo do Sagrado Coração de Jesus — também conhecido como bentinho, salvaguarda, ou mesmo como pequeno escapulário do Sagrado Coração — é um emblema com a imagem do Sagrado Coração e a divisa: Alto! O Coração de Jesus está comigo. Venha a nós o Vosso Reino!

    Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós! Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. O livro “Ladainha do Sagrado Coração de Jesus” comentado pelo Papa João Paulo II ainda é publicado?!?!

    Muitos anos atrás (2004), eu tentei adquiri-lo em uma livraria católica numa cidade grade, mas os funcionários da livraria nem sabiam que o livro existia!...

    Esse livro foi publicado pela Vozes, não sei se ainda é publicado!

    ResponderExcluir