Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

sábado, 27 de agosto de 2011

Ícones bordados de Nossa Senhora – Parte 1


A palavra ícone vem do Grego "eikon" e significa imagem. Normalmente são pinturas em superfície de madeira ou em outro material. Poucos conhecem sua existência, mas quem entra na Igreja de São Bento, no centro da cidade de São Paulo (Brasil) há um ícone russo muito precioso da Madona de Kasperovo.

Trata-se do ícone de “Nossa Senhora de Kasperovskaia” que está embutido na primeira coluna à direita de quem entra pela porta principal da Basílica do mosteiro. Originalmente este ícone estava acomodado em um pequeno estojo em formato de pequeno oratório. O ícone foi doado ao Abade Dom Miguel Kruse, por um oficial russo, no início do Século XX em testemunho da gratidão pelos benefícios concedidos pelo abade aos refugiados do comunismo após a Revolução Russa de 1917.

Detalhes do ícone: Trata-se de uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços. A imagem está envolta num magnífico véu composto de seis mil minúsculas pérolas de tamanhos diferentes e formas irregulares, que cobre a cabeça e o corpo do menino Jesus. Nos resplendores de metal esmaltado que circundam as cabeças de Nossa Senhora e do Menino Jesus, estão incrustados rubis e turquesas. À direita e à esquerda do quadro, no alto, vêem-se as palavras gregas “Mether Theou” – Mãe de Deus. Na parte inferior há uma legenda que identifica o ícone “Kasperovskaia P. B.” – Kasperovskaia quer dizer “da cidade de Kasperovo”, localizada a 10 km da província da Kherson na confluência do rio Danúbio com o mar Negro e P. B. são abreviaturas das palavras Presviataia Bogoroditza que significa “Santíssima Mãe de Deus”.

Eu estava preparando uma postagem com esse assunto, quando recebi um e-mail tendo em anexo um pps, com os mais belos ícones de Nossa Senhora bordados com contas. Trabalho magnífico, sem dúvida. Desconheço o autor de tal trabalho, mas coloco os créditos de quem os formatou na forma de pps (compaginación albanandy@hotmail.com). Deixo de fazer qualquer outro comentário, pois as fotos abaixo falam por si. Fica aqui uma sugestão para quem gosta de artesanato e quer ornar a imagem de Nossa Senhora. Vejamos.

Iconos bordados com cuentas:




8 comentários:

  1. Magníficos, esplendorosos! Sou grande admiradora desses ícones que são tão enfeitados com bordados em pedraria. Gostaria muitíssimo de saber a diferença entre os russos, gregos e os bizantinos ou todos são iguais? Parabéns pelo post maravilhoso! Meu abraço!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimos ícones. Não havia visto iguais. Minha imaginação diante de tamanha beleza me fez pergunta-me: Imagina a beleza de Maria Pessoalmente?
    Realmente é uma raridade. Parabéns. Com certeza me serão muito utéis.

    ResponderExcluir
  3. Por um problema técnico tive que mudar a estrutura do blog, por isso os comentários sumiram. Recuperei somente dois: o da minha amiga Alfa e Ômega e da minha amiga TIA MAG.
    Peço desculpas a todos.
    Quanto ao que disse minha amiga Alfa e Ômega, há diferenças entre os ícones gregos, russos ou mesmo bizantinos, mas eu desconheço.

    ResponderExcluir
  4. Se os icones são tão belos assim, imaginem a "MUSA" inspiradora. Parabens pelos posts, ja os publiquei no meu blog.
    Abraços e obrigado por tão maravilhosas obras.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito.
    Um dia todas as Igrejas estarão plenamente unidas ao PAPA.
    Aproveito para deixar um número de contato, caso o amigo precise de algo.
    (011)2831-4699
    Ass:Maximiano

    ResponderExcluir
  6. Que mãos abençoadas bordaram os ícones com Nossa Senhora Mãe Santíssima. Todos são explêndidos, são pedacinhos do céu. Salve Rainha da Paz!
    Parabéns por seu abençoado Blog.
    Adriana.

    ResponderExcluir
  7. O nome da talentosíssima artista é Maria Yantovskaya. Vide em http://7dasartes.blogspot.com/2011/07/icones-russos-bordados-trabalho.html
    e também em: http://www.liveinternet.ru/users/4047749/post153079339/

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se existe no Brasil um lugar para que eu possa comprar esses icones?Eu já fiz um de Jesus e eu fiquei facinada mais não consigo comprar outro kit>se der me ajudem.Obrigada Glaucia.

    ResponderExcluir