Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Correção fraterna, com caridade cristã

Se faço esse comentário hoje, o faço no espírito da mais profunda caridade cristã, com o devido respeito a todas as pessoas a que vou me referir nesta postagem, e na forma da correção fraterna ensinada por São Tomas de Aquino na Suma Teológica.

Foi lançado um Selo Troféu: chamado Selo Troféu Blog Cristão 2011.
O mais inesperado é que fui presenteado com esse Selo, o que me deixou muito contente. Postei no meu Blog e difundi-o para vários outros Blogs. Com a pressa dos meus afazeres eu não li totalmente o Blog de lançamento do selo. Mas amigos meus verificaram o conteúdo do Blog de criação do Selo e avisaram que o selo poderia ser confundido com um sentido incorreto da palavra ecumenismo e isso poderia causar confusão nas pessoas que seguem meu blog. Visto que o ecumenismo no sentido mais moderno da palavra é uma doutrina nova em certos setores eclesiásticos, discrepando da doutrina tradicional da Igreja.

Fui verificar o que tinham notado no blog de lançamento do selo, e realmente percebi que poderia dar margem à interpretação diversa do Magistério Tradicional da Igreja Católica Apostólica Romana. Visto que tanto blogs católicos quanto protestantes podem ser premiados, por ser um selo ecumênico no sentido moderno da palavra. E isso didaticamente é improdutivo, pois não se pode ensinar duas doutrinas opostas.


O verdadeiro sentido do ecumenismo une a Igreja ao Papa.

Com a expansão da Santa Igreja Católica Apostólica Romana pelo mundo, foram surgindo dúvidas e questões a serem esclarecidas e assim, São Pedro e seus sucessores (os demais Papas) convocaram os bispos do mundo todo para esclarecerem essas questões PARA QUE TODOS FOSSEM UM SÓ COM SÃO PEDRO. Daí o nome concílio ecumênico.
Concilio Ecumênico é o processo de busca da unidade na Igreja Católica. Unidade com São Pedro, com o Papa, para que não ocorra de haver cismas ou seitas. Querer ter unidade com o Papa significa preservação da fé.

É notória também a crise interna na própria Igreja Católica. O Papa Paulo VI disse: “A fumaça de satanás penetrou até no templo sagrado”. E ainda mais: o Papa João Paulo II disse: “A crise da Igreja é tão profunda que é preciso ter a fé dos primeiros cristãos”.

Já em crise avançada, e com tantas pessoas “apedrejando” a Santa Igreja por fora e por dentro “A Autodemolição da Igreja” (expressão utilizada pelo Papa Paulo VI), o Concilio Vaticano II aconteceu num momento difícil, onde teve seu corolário pastoral, mas não dogmático. E hoje os grandes exegetas e estudiosos da Igreja (doutores em teologia, etc.) reconhecem que o concilio vaticano II causou uma enorme confusão entre os católicos.

Enfim, voltando ao sentido correto da palavra “ecumênico”, os concílios da igreja se chamam concílios ecumênicos por que tem por finalidade trazer unidade de pensamento, orientação e ensinamentos entre os bispos, cardeais e católicos. Para que todos respeitem os ensinamentos de Nosso Senhor e do sucessor de São Pedro, para que todos sejam UM COM SÃO PEDRO. Esse é o verdadeiro sentido de ecumênico, para preservação da própria fé.

Ao rezarmos o ATO DOS APOSTOLOS ou o conhecido como CREDO, temos no final:
"Et unam, sanctam, catholicam, et apostolicam Ecclesiam"
"Creio na Igreja, UNA, santa, católica e apostólica."
Então não há duas igrejas fundadas por Nosso Senhor, mas apenas uma.

Além do mais estou de pleno acordo com as palavras do antigo Cardeal Ratzinger (Hoje Papa Bento XVI) aos bispos do Chile, em 13 de julho de 1988: "Fora da Igreja não há Salvação, ...."

Assim, vistas as coisas como foram expostas, e sendo o meu Blog fiel ao Magistério Tradicional da Igreja Católica Apostólica Romana, não pude aceitar o Selo Troféu Blog Cristão 2011, por uma questão de consciência. Porém agradeço a intenção de quem me presenteou, pois sei que foi uma prova de amizade.

O modernismo e o progressismo foi duramente condenado por um grande santo e Papa: São Pio X, especialmente na Encíclica sobre as Doutrinas Modernistas, Pascendi Dominici Gregis, de 8-9-1907, Editora Vozes Ltda, Petrópolis, 1948.

8 comentários:

  1. Como sempre Almas Castelos sempre apostólico, respeitoso e gentil. A correção fraterna explicitada por São Tomas de Aquino é sempre presente em seus apostolados. Parabéns por essa lição que nos dá e especialmente da forma como coloca sempre educadamente suas questões. Nesses meus 27 anos de existência, jamais vi voce ser desrespeitoso com alguém. Sempre paciente, com calma. Sempre sorrindo e sempre querido por todos os lugares onde vai. Estou contigo.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter voce sempre conosco. Que Nossa Senhora lhe ajude no caminho de seu apostolado. Meus filhos estão perguntando quando voce vem por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jorge!
    Fique traqüilo,sabemos que você é um bom Católico,que merece todo o respeito e admiração.
    Provavelmente a pessoa que o presenteou teve boas intenções,mas possivelmente,não conhece os problemas que a Igreja Católica enfrenta hoje em dia.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Sendo Assim o que o caro amigo Jorge nos apresnetou a respeito do Selo Troféu Blog Cristão 2011, dou todo apoio a exposição que foi feita.
    Pela legítima Doutrina Católica.
    "Et unam, sanctam, catholicam, et apostolicam Ecclesiam"
    Editor do Blog Pe David Francisquini.

    ResponderExcluir
  5. Angelo, agradeço suas palavras. Rezo por todos.

    ResponderExcluir
  6. Sra. Catarina, obrigado pela visita. Atualmente está sendo muito dificil eu sair de São Paulo. Lembranças a todos.

    ResponderExcluir
  7. Maximiano, voce tem toda a razão. A intenção foi boa, foi um ato de amizade. Agradeço sua presença em meu blog meu amigo de sempre.

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo Sr. Hypolito e Revenderíssimo Pe. David, agradeço o apoio. Parabenizo o Blog do Pe. David que tem nos ensinado tantas coisas maravilhosas e santas.

    ResponderExcluir