Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

sábado, 26 de março de 2011

A pedra


Um pobre foi esmolar à casa de um rico. Este nada lhe deu.

- Põe-te fora daqui! - disse-lhe.

Mas o pobre não se moveu.
Então o rico enfuriou-se, e deu-lhe uma pedrada.
O pobre apanhou a pedra, apertou-a contra o peito e disse:

- Vou guardá-la até que, por minha vez, te possa apedrejar.

Passou-se o tempo.
O rico incidiu em má-ação, e, despojado de tudo quanto tinha, foi levado ao cárcere.

Vendo-o preso e desprezado, o pobre acercou-se dele, puxou da pedra que sempre trouxera consigo junto do peito, e fez o gesto de atirar-lha: mas, refletindo, deixou-a cair, e disse:

- Foi inútil conservar durante tanto tempo esta pedra. Quando ele era rico e poderoso, eu o temia; agora, faz-me pena e compaixão. [...]

(trecho de “Lendas do Céu e da Terra”)

Nota do Blog: Saber perdoar é uma arte, uma virtude, um sacrifício. Porém uma observação: para sermos perdoados é necessário arrependimento de nossas culpas e prometer nunca mais faze-las. Perdoar para fazer o bem àquela alma é muito bom. Perdoar o mau para que continue a fazer sua maldade é tornar-se tão mau quanto àquele, pois se torna um conivente.

5 comentários:

  1. Penso que o perdão é o bilhete que nos permitirá entrar no céu. É verdadeira prova de humildade e amor.Amor ágape. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito acertada sua reflexão!
    O hipócrita que finge arrependimento para cair nas boas graças dos homens,esse,deve receber o justo castigo que viria nesse caso,como uma correção.
    Imagine um homem que lhe dá um tapa e logo depois pede perdão,você perdoa,leva outro tapa e recebe de novo um pedido de perdão,repetindo-se esta situação indefinidamente;É isso o que é a compaixão cristã? Não!
    O perdão deve vir do fundo do coração de quem perdoa,para aquele que do fundo do coração se arrepende,do contrário,ou seríamos escravos daquele que nos ofende,coniventes com o mal ou as duas coisas.
    Cristão não é banana!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ah, sim!
    Penso que a atitude do pobre foi correta.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bela postagem, Jorge. Arrependimento, conversão, perdão. Um abençoado domingo, grande abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Olá! Passando para te cumprimentar e dizer que seu blog está excelente, acesso com frequência. Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir