Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Voz de Deus



Duas jovens irmãs saíram certa manhã, a passeio. Seguiram a mesma estrada e caminharam juntas. De volta foram interrogadas pelo pai a respeito do que haviam visto durante a excursão.

- Nada vi - respondeu a primeira, surpreendida com a pergunta.

- Não tenho palavras para exprimir tudo o que vi e ouvi - disse a segunda. - Encontrei, no caminho, regatos rumorejantes, lindas borboletas, flores admiráveis, pássaros pipilando, folhas a farfalhar agitadas pelas brisas amenas, e mil outras belezas indescritíveis.

Que diferença observamos na diversidade com que essas duas irmãs, igualmente capazes de ver e de ouvir, encaravam as belezas naturais! A alma de uma era emocionada pelo belo, enquanto que a da outra se conservava indiferente às maravilhas da natureza.

Ouvi a palavra de Deus e a vossa alma viverá!
Estais, acaso, surdos à voz de Deus e às belezas espirituais que se expressam em milhares de vozes? Fitais as estrelas, no firmamento, sem que vos lembrem o Criador? Ouvis o chilrear das aves, sem um pensamento de gratidão ao Senhor que as fez? Sentis um impulso de adoração, quando acompanhais o cântico dos hinos do Seu santuário? As palavras do prega-dor fazem surgir em vosso espírito estranhos anseios por uma vida mais nobre? Sentis a presença de Deus quando Ele segreda paz ao vosso coração, nas horas silenciosas?

Deus está falando através de toda a Sua criação, mas somente à alma humana é dado captar-lhe as mensagens. Um pensador notável afirmava: - "A alma tem sempre a sua hora de silêncio completo. Deus nos fala cada noite, incessantemente. Quando os sons do mundo morrem ou se abafam dentro d’alma, então podemos ouvir os conselhos de Deus. Ele nos fala de contínuo e só não podemos ouvi-lo, quando nos ensurdece o burburinho, as fadigas e as distrações materiais do mundo".

(Malba Tahan - Lendas do Céu e da Terra)

9 comentários:

  1. Belíssimo texto, Jorge. Deus nos fala pela natureza, pelo silêncio, dentro do nosso coração. Uma boa semana, boa noite :)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,amigo,lembrei da música do Pe.Zezinho,SCJ..."Se ouvires a voz de Deus,
    Chamando sem cessar,
    Se ouvires a voz do mundo,
    Querendo te enganar...A decisão é tua!" E lembrei também das duas irmãs: Marta e Maria(Lc.10,38-42)..."e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada". Que o Espírito Santo nos ensine a ouvir a "Voz de Deus".

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Suziley pelo comentário. Deus nos fala de muitas formas. Uma boa semana para voce tambem.

    ResponderExcluir
  4. Giselia, a lembrança de Marta e Maria foi muito feliz. Os apóstolos viram Jesus ressucitado, viram-No ascender aos Céus. No entanto somente quando receberam o Espírito Santo é que pregaram com a força de Deus. É o Espírito Santo quem nos converte de verdade. Vinde ó Espirito Santo e renovareis a face da Terra. Obrigado Gisélia.

    ResponderExcluir
  5. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor!


    Santa Teresinha do Menino Jesus...

    ResponderExcluir
  6. lENDO O TEXTO E VENDO O AUTOR, FIQUEI SUPER INTERESSADA NO LIVRO E NÃO ME LEMBRAVA MAIS DELE:LENDAS
    DO CÉU E DA TERRA. PARABÉNS! AMEI! BEIJÃO!

    ResponderExcluir
  7. Seu blog tem textos lindos e super profundos!! Parabéns!! Belo trabalho de evangelização! Nós hoje estamos na geração do "Nada vi"... infelizmente!

    ResponderExcluir
  8. otimo texto...Que Deus continua a te iluminar.

    ResponderExcluir