quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Nossa Senhora ornada por linho

Vladimir Denshchikov é um artista da Ucrânia. Ele cria esses ícones religiosos utilizando fios de linho. Milhões de nós são feitos manualmente pelo artista durante meses de trabalho árduo. Ele tem praticado esta técnica por mais de 30 anos. Leva 3-9 meses para criar um ícone. Nascido em 01 de julho de 1952 em Kiev, Vladimir Denshchikov foi graduado pela Universidade Kiev. No teatro tornou-se ator. Trilhou seu caminho até chegar a ser diretor artístico do Simferopol Crimea Maxim Gorky Academic russo Drama Theater e desde 2007 ele vem ensinando a atuar e dirigir no Instituto Simferopol da Cultura. Completamente, uma impressionante carreira profissional ! Mas esse artista nacional da Ucrânia é conhecido principalmente por seu hobby único - formando ícones religiosos incrivelmente detalhados, desde os fios de linho, usando uma técnica chamada "macramé".

Somente os rostos e mãos dos santos em ícones do Denshchikov são pintados sobre tela, todo o resto é feito de milhões de nós de linho. O artista não utiliza as ferramentas como agulhas ou crochets para fazer os nós, todos os padrões e os detalhes são feitos diretamente com a mão. O material utilizado para essas obras incríveis é criado pelo próprio artista. Ele pega um pedaço de pano de linho puro (um tecido associado com a Fé Ortodoxa), absorve-o em água e o trabalha, uma corda de cada vez. Ele usa fios de linho entre 0,5 e 2 metros de comprimento, executando o trabalho entre 3 e 6 meses, em um único ícone de 40 × 50 cm. Pode soar como um longo tempo, mas não podemos esquecer que podem chegar a ter até nove milhões de nós minúsculos e cada um feito à mão. (ref: por Spooky)

Se alguém quiser fazer mais sobre essa técnica chamada “macramé” peço consultar o Blog de minha amiga Judamore:

Blog Virtudes Femininas

Fonte: http://judamore.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Sem palavras diante dessa maravilhosa arte e das mãos de um tecelão guiado por ela, nossa Mãe! Lindo post, meu amigo, lindo!Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito! Embora seja completamente diferente, faz-me lembrar a arte de fazer os "registos" do "Santo Cristo dos Milagres", nos Açores.

    http://www.artesanato.azores.gov.pt/img/galeria/15/157/GloriaSousaLima.gif

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela menção à minha humilde pessoa... (judamore). Um abraço!

    ResponderExcluir