domingo, 9 de janeiro de 2011

Luto pelo falecimento de Dom Manoel Pestana Filho, Bispo Emérito de Anápolis


Faleceu em Santos (SP), na manhã deste sábado, 8, o bispo emérito da diocese de Anápolis (GO), Dom Manoel Pestana Filho com 82 anos de idade. Ele estava na casa das Irmãs da Toca de Assis. Segundo informações do bispo diocesano de Anápolis, dom João Wilk, dom Manoel estava no quarto quando foi encontrado sem sinais de vida, caído no chão. Ainda foi transportado para o pronto socorro, mas no caminho foi constatado óbito.

A pedido da família, o corpo de dom Manoel será velado em Santos, até a tarde deste domingo, 9. Em seguida será trasladado a Anápolis, onde deve chegar por volta das 9h de segunda-feira, 10.

O velório em Anápolis ocorrerá durante todo o dia e, às 19h, será celebrada na Catedral do Bom Jesus a Missa das Exéquias. O sepultamento acontece logo depois, na Capela do Santíssimo Sacramento, na Cripta da Catedral do Bom Jesus.

Biografia:

Nascido em Santos (SP), no dia 27 de abril de 1928, dom Manoel Pestana Filho foi ordenado sacerdote em 5 de outubro de 1952, em Roma, [Itália]. Sua nomeação episcopal aconteceu em 30 de novembro de 1978 e a ordenação em 30 de fevereiro de 1979. Dom Manoel Pestana foi bispo diocesano de Anápolis de 1979 a 2004. Durante esse período ele foi responsável pela Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins), foi professor do Seminário Maior Diocesano e do Institutum Sapientiae do Mosteiro Santa Cruz, além de professor da Faculdade de Filosofia de São Miguel Arcanjo e do Instituto Católico de Teologia de Santo Tomás de Aquino, em Anápolis.

Na comunicação, dom Manoel apresentou o programa radiofônico “A Voz do Bispo”, nas rádios São Francisco e Voz da Imaculada, em Anápolis. Na TV Tocantins ele apresentou o programa semanal Cristo em sua vida”. O livro “Igreja Doméstica”, publicado em 1980 pelas Edições Loyola, é de sua autoria. Ele se tornou bispo emérito em junho de 2004.

(fonte: CNBB)

Um comentário:

  1. Jorge, a morte para mim é muito dolorida, seja lá de quem for, fico afetada. Desconfio de que preciso fazer um tratamento para aceitá-la. Meu bispo emérito, está também muito, muito idoso e lutando com um câncer, mas é de um exemplo fantástico. Fique na paz, jorge, com meu abraço.

    ResponderExcluir