domingo, 22 de agosto de 2010

A morte de São Francisco e Landolfo


Um nobre cavalheiro da Massa de S. Pedro, que tinha por nome monsior Landolfo, o qual era devotíssimo de S. Francisco, e finalmente de suas mãos recebeu o hábito da Ordem Terceira, ficou sabendo da morte do Santo através do demônio que possuía uma mulher.

Porque estando S. Francisco próximo à morte naquele tempo entrou o demônio numa mulher do dito castelo e cruelmente a atormentava, e com isso a fazia falar à letra tão subtilmente, que todos os homens sábios e letrados que vinham disputar com ela eram vencidos. Adveio que, partindo-se dela o demônio a deixou livre dois dias, e no terceiro voltando a ela a afligia muito mais cruelmente que dantes. A qual coisa ouvindo monsior Landolfo, foi-se àquela mulher e perguntou ao demônio que habitava nela qual era a razão por que se tinha ausentado dela durante dois dias e depois voltando a atormentava mais asperadamente do que antes. Responde o demônio:

- Quando a deixei, com todos os meus companheiros que estão nestas bandas, nos reunimos e fomos com grande poder à morte do mendigo Francisco para disputar com ele e arrancar-lhe a alma; mas porque ela estava rodeada e defendida por uma legião maior do que éramos nós e por eles levada diretamente , nós partimos confusos; de sorte que restituo e dou a esta mísera mulher o que em dois dias lhe faltei.


I Fioretti de São Francisco de Assis, Editora Vozes, 1973, páginas 172/173.

Um comentário:

  1. Que maravilha ler sobre este grande santo de Deus ... quisera um dia entrar também na Ordem Terceira da Penitência de São Francisco ....

    Pax!

    ResponderExcluir