quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Mensagem de Natal e o peso de quem se ama


Mais uma vez venho agradecer todos os meus amigos que me acompanham durante anos nesse meu trabalho apostólico.

 

Um religioso uma vez estava conversando comigo e o assunto era muito interessante. Dizia ele:

 

- As pessoas chegam no seminário, entram estudam, fazem amizades e no começo tudo são flores. Depois, com o passar dos anos começam a reclamar dos defeitos dos outros e a vida em comunidade fica insuportável. O que o Sr acha disso?

 

E então eu respondi:

 

- Falta o exercício da caridade e da paciência. Quando se ama alguém, se suporta os defeitos com alegria, mesmo se for por amor a Deus. A vida é uma luta constante, e devemos fazer de tudo para suportar uns aos outros e assim facilitar uma vida apostólica com muitas graças.

 

Foi assim que lhe contei esta história:

 

Cenas destas ainda acontecem. A menina ia passando pelas ruas de uma cidadezinha do interior com uma estranha carga nos ombros. Era seu irmãozinho. Tinha sérios problemas que o impediam de caminhar. Não sei se ia para a escola com ele ou simplesmente visitar a vovó. Ao passar diante de uma porta, ouviu alguém chamar:

 

- Para onde vai com esse menino? Não é pesado para você carregar?

 

- Não, minha senhora. Ele é meu irmão.

 

Palavra de vida: O fardo não pesa para quem ama de verdade.

(Fonte: Boletim do Padre Pelagio)

Desejo a todos os meus amigos e amigas, um Santo Natal e um ano novo com muitas alegrias e bençãos.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

As Missas pelo Papai

 

Refere o Pe. Mateo, apóstolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que estando na Inglaterra em tempo de muito frio, preparava para a primeira comunhão um grupo de crianças de seis a nove anos.


- Dizei a vossas mamães que estou pregando o reino do Sagrado Coração e que vós haveis de ser seus missionários.


Depois que acabei de pregar, veio uma menininha e disse-me:


- Padre, meu pai nunca vem à Igreja. Vou contar à minha mamãe o que o Sr. nos disse e eu nunca perderei a missa.


Eu lhes havia pregado sobre o Coração de Jesus e pedido que me ajudassem a salvar almas ouvindo uma ou mais missas.


A menina, chegando a casa, disse à mamãe que todos os dias iria ouvir missas por seu pai.


- De manhã faz muito frio, filhinha.


- Não faz mal, mamãe, preciso fazer algum sacrifício para salvar a alma de meu papai.


- Bem, faça como quiser.


Três meses depois encontrei-me com a mesma menina.


- Padre, disse, desde então não perdi nem uma missa. Às vezes fazia muito frio e eu tinha muito sono porque a missa é tão cedo…. mas o Sr. sabe o que eu digo a Jesus quando tenho no meu coração? Digo-lhe que vou ouvir missa e comungar todas as manhãs por meu papai, para pagar o resgate por ele, para estar em seu lugar diante do Santíssimo, a fim de que salve a sua alma. Para isso estou aqui na sagrada mesa, meu bom Jesus.


– Criança admirável! Não fiquei sabendo se Jesus lhe atendeu os pedidos; mas não há duvidas que o fará a seu tempoNão pode o bom Jesus permanecer surdo a tais pedidos. Referindo-se a uma criança, diz um poeta:


Pedidos dos lábios teus podem muito! (…) os pequeninos sabem segredos divinos… Conversam muito com Deus!

*  *  *

Retirado de: Tesouro de Exemplos – Pe. Francisco Alves

Fonte: osegredodorosario.blogspot

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

As espigas de trigo

Um lavrador percorria com seu filho os campos, para ver se o trigo já estava maduro.

- Meu pai – perguntou o rapazinho – por que é que algumas espigas de trigo estão inclinadas para o chão, enquanto outras estão de cabeça erguida? Estas últimas devem ser as melhores; as que deixam pender a cabeça, por certo, não prestam.

O pai, colhendo umas espigas, disse:

- Repara, meu filho! Esta espiga, que tão modestamente se curvara, está perfeita e cheia de grãos; ao passo que esta outra, que se levantava com tanto orgulho no trigal, está chocha e imprestável!

Assim acontece muitas vezes no mundo: os soberbos são ocos, nulos, para nada prestam; os humildes são úteis e preciosos!

O orgulho é um mal, pois gera a ambição, a presunção e a valglória.

A ambição é o desejo imoderado das dignidades, dos altos cargos, das honrarias.

A vanglória é o amor desordenado aos louvores alheios. Leva esse nome porque sua base de glória não tem consistência.

Fonte: Lendas do Céu e da Terra

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Exorcismo do Padre Miguel

 Mais uma publicação do irmão Euclydes da Capitania Mor da Casa Pia dos Santos Anjos. Quando eu fiz a postagem há tempos atrás sobre o mesmo assunto, foi ele quem havia me relatado o ocorrido. Confira abaixo.



sexta-feira, 17 de setembro de 2021

O Régulo de Benoné

Um régulo de Benoné, na África, perdeu seus dois filhos numa batalha. Querendo aliviar, pelo atordoamento, a angústia que lhe oprimia o coração, mandou que dois escravos o seguissem por toda parte, noite e dia, ora rufando tambores, ora chocalhando pedras em latas, ora gritando como dementes num alarido ensurdecedor.

Mais avisado andaria o homem se pensasse, com serenidade, na razão de ser da vida e na finalidade de sua existência. Para que viemos nós no mundo? Até quando permaneceremos nele?... Mas o ruído cavo dos tambores, a vibração dos chocalhos, o alarido das festas mundanas envolvem-nos a cada momento, numa sarabanda estonteadora. Procedemos como régulo de Benoné.

O tumulto da vida nos atordoa. Não pensamos em Deus. Nem mesmos disso nos encarregamos. Nem um minuto de sossego para meditar sobre o que deve ser essencial á salvação eterna.

Esqueçamos por um momento o grande alarido da vida e meditemos sobre o problema da nossa salvação.

Como alcançar a salvação, sem a graça de Deus?

Graça santificante é o auxílio divino que nos é concedido, de modo permanente, ficando em nós, inerente à nossa alma. A Graça atual é transitória, e nos é dada para ser aproveitada no mesmo momento que nos é concedida ou se perderá.

O homem nada pode fazer para a sua salvação eterna sem a graça atual. Na célebre comparação da videira e dos ramos declara Jesus: “Assim como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, que não permanecerdes em mim... sem mim nada podeis fazer”. E São Paulo afirma que sem a graça divina não podemos sequer pronunciar o nome de Jesus.

Eis por que Deus dá a todos os homens as graças necessárias à salvação. Aos pecadores, a graça da conversão; aos justos, a da perseverança. Sem isto, nem os pecadores se poderiam converter, nem os justos ficariam livres do pecado.

Fonte: Lendas do Céu e da Terra - M. T. 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

A Casa de São Miguel Arcanjo


Venho trazer uma ótima notícia. O surgimento de um grupo diferenciado e dedicado à São Miguel Arcanjo e aos Santos Anjos. Na verdade, um grupo de orações onde todos se beneficiam com a obrigação de rezarem apenas uma Ave Maria, diariamente, por todos os demais. Assim, uns estarão rezando pelos outros diariamente e continuamente. Apenas uma Ave Maria, é muito pouco pelos benefícios que têm quem se inscreve.

Falo da Capitania Mor da Casa Pia dos Santos Anjos.

CAPITANIA MOR DOS SANTOS ANJOS

 Muito antigamente, quando se conhecia alguém, que, por exemplo, chamava-se “Felipe”, se perguntava: “Felipe de onde?”

E a pessoa respondia: “Felipe da Casa de Antônio”. Ou seja, isso queria dizer que “Felipe” ou era parente ou trabalhava para “Antônio”. Dizer que “era da Casa” significava o grupo de pessoas a que pertencia, como parente, amigo ou trabalhador.

Quando a pessoa se inscreve na Capitania Mor da Casa Pia dos Santos Anjos, perguntariam: o Sr ou Sra é de onde? Podem responder: Da Casa de São Miguel. Isso quer dizer que pertencem ao grupo de São Miguel Arcanjo.

No Blog da Capitania Mor tudo está explicado. Deixo o link acima para quem quiser visitar. Eu me inscrevi e estou rezando por todos.

HISTORIA DA CAPITANIA MOR DOS SANTOS ANJOS

Fonte da foto: Gustave Doree